A vitamina D e sua importância na saúde do cérebro

A vitamina D é essencial para o corpo humano, sua ausência pode trazer uma série de complicações ao indivíduo. É ela a responsável por controlar 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular, importante não?

Então você diz: “- Eu me alimento bem, tomo sucos, como vegetais, uma fonte calórica bem diferenciada, logo não tenho deficiência de vitamina D, certo?”.

ERRADO!

Segundo dados científicos, a vitamina D pode ser encontrada em abundância em uma fonte de energia muito comum em nosso planeta, e você pode até achar que é brincadeira, mas o sol é esta fonte.

Ortesp/Reprodução

” – Então tem vitamina D nos raios solares?”

Não necessariamente, os raios solares são importantes na ativação da produção da vitamina em seu organismo, principalmente os raios ultravioletas do tipo B, ou seja, seu organismo sintetiza a vitamina com a ajuda do Sol.

Muito embora você ainda consiga vitamina D em alimentos específicos com peixes gordos, o sol é responsável por 80% a 90% de toda a vitamina D que o corpo recebe.

Sabendo de tudo isso, pesquisas científicas como a do Dr. Thomas Burne neste campo, indicam que a vitamina D é diretamente responsável pelo desempenho de nosso cérebro.

Quando o Dr. Thomas Burne, da Universidade de Queensland, privou ratos adultos saudáveis ​​de vitamina D, suas redes perineurais foram afetadas – diminuindo em até metade na região essencial do hipocampo.

Estas redes se assemelham a andaimes, que garantem a conexão forte de um neurônio a outro, os pesquisadores observaram neste experimento conexões menores e mais fracas entre os neurônios que perderam suas redes.

iflscience/Reprodução

Burne e seus colegas então chegaram a conclusão que a vitamina D pode ser a responsável por proteger estes andaimes contra enzimas que tendem a cortá-los.

Foi observado que o lado direito do cérebro dos ratos foi bem mais afetado que o lado esquerdo, Burne explica que:

 “o hipocampo direito é muito importante para as percepções da realidade”

Conexões bem mais fortes neste hipocampo, beneficiam a memória e podem prevenir problemas mentais como à esquizofrenia.

Da próxima vez que você não tiver uma boa desculpa para ir a praia, lembre que o sol só lhe fará bem e vale muito se beneficiar dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *