Conheça o interior do Grande buraco azul de Belize

Uma expedição recente fotografou por dentro do grande buraco azul de Belize, localizado no recife do farol, em Belize. As magnificas fotos são impressionantes e detalham sua estranha geologia.

Reprodução/IFL Science

Entre 27 de novembro e 13 de dezembro de 2018, uma equipe de mergulhadores realizou aproximadamente 20 mergulhos no “Blue Hole” (buraco azul), como é comumente chamado. Foi usado nos mergulhos o submarino Stingray da Aquatica e o submarino Idabel do Instituto Roatan da exploração do mar profundo (Roatan Institute of Deepsea Exploration [RIDE]).

Reprodução/IFL Science

O grande buraco azul conta com mais de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade, é hoje o segundo maior buraco marinho do mundo, perde apenas para o Dragon Hole ou em tradução livre: Buraco do Dragão, este localizado no Mar do Sul da China.

Charles Darwin descreveu este recife como “o mais notável recife nas Índias Ocidentais”, atualmente esta barreira de corais é tombado como um Patrimônio Mundial da UNESCO. O motivo de tanto valor se deve ao fato de a área abrigar vários tipos de recifes únicos, estando entre os ecossistemas de recife mais puros do Hemisfério Ocidental.

Reprodução/IFL Science

Bonito, porém mortal, há dentro do grande buraco azul uma camada natural de sulfeto de hidrogênio, aproximadamente a 90 metros de profundidade, este material é considerado tóxico, corrosivo e fétido.

À medida que você submerge em camadas mais profundas do buraco, a água se torna cada vez mais pobre de oxigênio, o que resulta em um cemitério de moluscos a cerca de 106 metros, são milhares de criaturas desavisadas que se atreveram a nadar muito fundo e pereceram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *